top of page
hawk.png

A gestão efetiva dos dados e governança de regras de negócios em todo ciclo é a chave do sucesso!

Informe seus dados e fale com um de nossos especialistas!

O projeto MD2 HAWK, um arcabouço sistêmico que se propõe a ajudar a resolver os desafios das atividades relativas a gestão do ciclo de contas médicas por meio de um sistema avançado de gestão de dados orientado a apoiar o ciclo de receitas, integrando tecnologias de ponta, modelagem de dados profissional e utilização de componentes como IA generativa, para garantir que as contas médicas estejam adequadas para faturamento e elegíveis para recebimento no menor tempo possível. Um approach de governança e centralização de regras de qualidade de dados e regras de negócios para antecipar a auditoria das contas suscetíveis a serem postadas para recebimento.

Um verdadeiro programa de governança de dados com foco especializado em gestão do ciclo de receitas, end-to-end.  Modelo de dados holístico que atende todas as fases do ciclo de receitas desde o comercial até o pagamento das contas, integrações com sistemas HIS, componentes de IA generativa para gestão de regras de dados e negócios, gestão de processos e melhoria continua abrangendo credenciamento comercial, autorização de convenio, auditoria de contas, fechamento de contas, emissão de faturas, conciliação de pagamentos e recursos/glosas.

hub-de-dados-v3_fundo claro.png

Através de um HUB de dados robusto, modelado para acomodar e propagar todas as informações relevantes e uma arquitetura de coleta integrada de informações dos sistemas HIS, MD2 HAWK aplica uma camada de IA e geração de artefatos para validações sobre a qualidade de dados e regras de negócio antes da submissão das contas às operadoras. A IA generativa acelera a formalização e execução das regras, aumentando a precisão e a velocidade do processo.

tela copy.png

01

Otimização de formalização e governança centralizada de regras de negócio e qualidade de dados para validar contas médicas antes do envio às operadoras.

02

IA generativa para acelerar a aplicação e materialização de regras de negócio, reduzindo o tempo necessário para ajustes.

03

Motor de coleta de dados dos sistemas HIS, que agrega, normaliza e organiza os dados das contas, garantindo que informações críticas estejam completas e em conformidade com contratos.

04

Marcadores de elegibilidade e notificação dos times de produção com chances superiores de aceitação no primeiro ciclo de faturamento, minimizando o impacto das glosas no fluxo de caixa. Assim, as contas suscetíveis, mas com adequações necessárias são informadas para ação de mitigação antes de serem postadas.

05

Relatórios e painéis de controle em tempo real para gestores financeiros e operacionais, fornecendo visibilidade clara sobre o status do ciclo de faturamento, eficiência e previsões financeiras.

"

Trabalhamos para que cada conta enviada seja paga no primeiro ciclo, evitando glosas e retrabalho. O projeto MD2 HAWK émuma oferta que se propõe a transformar a gestão de receitas hospitalares com IA generativa, governança de regras, automações de correções e mais sucesso no processo de aprovação e faturamento.

Preserve o fluxo de caixa e maximize sua eficiência operacional.

Visão executiva do mercado da saúde e RCM

Uma dificuldade global dos prestadores de serviços de saúde é garantir que suas contas sejam pagas dentro do prazo previsto, evitando atrasos e custos operacionais adicionais devido à qualidade de dados ou regras de faturamento não cumpridas. Gestão do ciclo de receitas ou Revenue Cycle Management, que é um processo financeiro utilizado pelos prestadores de serviços de saúde para faturar, monitorar e coletar pagamentos. Espera-se que o mercado de RCM (Gestão do Ciclo de Receitas) cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 11,1% até 2028, atingindo US$ 84,1 bilhões. O mercado global de terceirização da gestão do ciclo de receitas na área da saúde deverá alcançar US$ 8,56 bilhões até 2030, com uma CAGR de 15,2%.

 

 O RCM envolve todas as funções administrativas e clínicas que contribuem para capturar, gerenciar e coletar a receita dos serviços prestados aos pacientes. Uma verdadeira mistura de desafios e melhorias e oportunidades para as empresas. A falta de visibilidade e governança dos processos end-to-end, ou seja, desde a gestão comercial onde os contratos entre prestadores e operadoras são definidos até o pagamento das contas.

O principal obstáculo está na gestão eficiente do fluxo de caixa, fortemente impactada por questões relacionadas à elegibilidade de contas médicas. A adesão a contratos, a conformidade com regras de faturamento e a qualidade dos dados são fatores que determinam se as contas enviadas serão aceitas ou glosadas pelas operadoras de saúde. Contas médicas devolvidas por falta de conformidade ou problemas de qualidade de dados geram atrasos significativos no recebimento, comprometendo o fluxo de caixa e exigindo retrabalho, um cenário que coloca em risco a eficiência operacional e financeira dos prestadores.

 

A gestão do ciclo de receita (RCM – Revenue Cycle Management) é o processo que as organizações de saúde utilizam para gerenciar as operações financeiras relacionadas ao faturamento e à arrecadação de receitas por serviços médicos. O RCM começa quando um paciente agenda um atendimento, que pode incluir consultas, atendimentos e outros serviços prestados pelos hospitais, e termina quando o saldo da conta é resolvido por meio da reconciliação dos pagamentos de convênios médicos, ajustes contratuais, baixas ou pagamentos realizados pelos pacientes.

degrade.png

Desbloqueie o potencial dos seus dados e impulsione o crescimento do seu negócio!

bottom of page